segunda-feira, 31 de março de 2014

SEMANA INGLESA (1945)



Do livro:  “CAMPOS DEPOIS DO CENTENÁRIO” –  Volume I
(Waldir Carvalho)

  SEMANA INGLESA (1945)

            "A  'Semana Inglesa' ou suspensão do trabalho aos sábados à partir do meio dia, foi instituída em Campos, no dia 26 de outubro de 1945.
             A medida já há algum tempo sonhada, principalmente, por parte dos comerciários e bancários, só foi efetivada graças a um decreto do então prefeito Ferreira Paes."

quinta-feira, 27 de março de 2014

WALDIR E “SUPER 8”

                                                 


Do livro: "SE NÃO ME TRAI A MEMÓRIA" (2003)

WALDIR E "SUPER 8"

Assim nos revela o autor:
        “Por volta dos anos 1975/1976 fiz uma incursão no cinema. Participei dos primeiro e segundo festivais de filme “Super 8”.
       Atuei com enredo, direção e cenografia, tendo como cinegrafista e produtor o amigo Rui Barros
         Os filmes foram “A carona” e “Desajuste”.
       Intérpretes: Dr.Jamil Ábido, Fátima Castro, Dalvan Lima, Ingrid Peres, Ismael Luís, Jorge Santiago, Mário Pinheiro, Marília Santos, Jane Santana, Marisa Gomes, Carlos Galvêas e Cláudia Matos.
       Tive a colaboração importante de Hilton Barros e Orávio de Campos.
       As gravações foram feitas nos estúdios da “Campos Difusora” e várias externas.
    
 - Uma nota extraída de um dos jornais da época:
    ‘A representação de Dr. Jamil Ábido na cena de atentado de morte filmada na Churrascaria Rodizão foi tão autêntica que acabou merecendo aplausos dos que lá estavam’


E finaliza: “ Guardo, com carinho, em meus arquivos a filmagem reproduzida para fitas VHS”.





sábado, 22 de março de 2014

UM FALSO JORNALISTA CHEGA A CAMPOS (1947)


(Imagem Ilustrativa)



Do livro: "CAMPOS DEPOIS DO CENTENÁRIO" - Vol. 1
(Waldir Carvalho)

UM FALSO JORNALISTA CHEGA A CAMPOS
(1947)

   Segundo ampla divulgação da imprensa, um certo vigarista conhecido por Asclepíades Corrêa, ou "Dr. Corrêa", procedente do Rio e se dizendo íntimo do Presidente do Estado Macedo Soares e do ex-Prefeito Salo Brand, chegando a Campos, foi à Prefeitura, tentar um golpe no Sr. Aquilles Salles. Enquanto as ligações entre Campos e o Rio se achavam interrompidas, ele fingia telefonar para as grandes autoridades, uma vez que na ausência do Prefeito, ninguém foi na sua conversa. Parece que no máximo que conseguiu o "picareta", foi retirar-se num carro chapa branca... Mas, houve notícia de que logrou arrancar 10 mil de um usineiro. O feito teve lugar no meado de fevereiro.

##########



sexta-feira, 21 de março de 2014

PREFEITO DE CAMPOS - DR. LUÍS CAETANO GUIMARÃES SOBRAL

Do livro: "CAMPOS DEPOIS DO CENTENÁRIO" - Vol. 1
(Waldir Carvalho)

PREFEITO DE CAMPOS - DR. LUÍS CAETANO GUIMARÃES SOBRAL

   Depois de governar os destinos de Campos, de 1915 a 1920, de 1923 a 1925, em 1938 sucedendo o Engenheiro Costa Nunes, voltava a assumir a direção do Município, o Dr. Luís Caetano Guimarães Sobral, ilustre médico, filho de pai da mesma profissão. E voltava ao posto da Prefeitura para dar continuidade às suas obras que foram muitas e indispensáveis. Entre estas figuram o novo MERCADO MUNICIPAL, o MATADOURO - MODELO, o TRITURADOR, o alargamento e calçamento de inúmeras ruas da cidade e ainda o calçamento da estrada, ligando a cidade a Goitacazes. E o que mais ainda se comenta, é a qualidade de suas obras, incluindo, o bom calçamento a paralelepípedos.



##########






segunda-feira, 17 de março de 2014

CICLISMO FEMININO EM CAMPOS (1936)

                            
(Ciclistas femininas nos anos 30)

                 Do livro:  “CAMPOS DEPOIS DO CENTENÁRIO” – Vol. 1
(Waldir Carvalho)

     “Em janeiro de 1936 causava espanto, mulher montada em bicicleta nas ruas de  Campos. Pelo menos, alguém sob o pseudônimo de Jonathas e pelas páginas do jornal  ‘A CIDADE’ informava e até concordava com a crítica.
    Comentava o articulista que o ciclismo feminino, além de feio para o belo sexo, entre outras coisas promovia certos atropelos. E para ilustrar, relatava o que sofrera certa vítima, nas esquinas de Sacramento e Conselheiro Otaviano.
Em contrapartida, as jovens ciclistas afirmavam que haviam descoberto na bicicleta a forma de manter as linhas do corpo.


Mesmo assim - Jonathas – pedia que a polícia proibisse ciclistas de saia...” 

sexta-feira, 7 de março de 2014

O CAMINHO DO RÁDIO

Do livro: "Se não me trai a memória"-  (2003)
(Waldir Carvalho)
(Adaptação feita ao referido capítulo, pela filha do escritor)

O CAMINHO DO RÁDIO

  “No final da década de 40, de volta a sede do município, resolvi instalar minha alfaiataria no começo da Av. 28 de março, em frente à R. do Riachuelo.
  Na bagagem além de tesouras, agulhas e réguas, trazia também os meus manuscritos de dramas e comédias.
  Na época, o Rádio era a novidade e a Rádio Cultura, mais conhecida no interior como “Rádio de Campos” -  sob a direção do Dr. Mário Ferraz Sampaio - lutava por manter uma programação ao vivo e dando oportunidade  às vocações artísticas  locais.
  Cumpria bem o seu papel, a pioneira do Estado do Rio.
  Foi quando o locutor Agnaldo Rocha procurou-me na alfaiataria, para um contrato de propaganda. Achei oportuno mostra-lhe meus ‘scripts’ humorísticos.
  O referido locutor não só gostou como passou a interpretá-los em seu programa ‘Hora do Café’.
  Foi desta forma, que o caminho do Rádio me foi aberto.
  Certo dia, Belcy Drumond (outro grande radialista) apareceu, sendo portador do convite de que  eu comparecesse ao escritório da Rádio Cultura, pois Dr. Mário Ferraz Sampaio, queria me conhecer de perto.
  E lá fui eu. O diálogo entre nós foi inesquecível. (na página 84 do livro, se lê na íntegra).
  Aceitei o convite para ingressar na emissora. Produzi quadros humorísticos intercalados aos números musicais. Lembro-me de alguns: ‘Jornal de Ontem’;  ‘A Escola do Catete’; ‘Dr .Mata A. Machado’; ‘ Hotel da Fuzarca’; ‘ O noivado da Esperança’...
   E daí vieram : rádio-teatro, novela históricas e romanceadas.

   Mas ... são cenas para um próximo capítulo!”



quinta-feira, 6 de março de 2014

CLUBE NÁUTICO DO FAROL - INAUGURAÇÃO - 1965


Do livro: "CAMPOS DEPOIS DO CENTENÁRIO" - Vol. 2
((Waldir Carvalho)



CLUBE NÁUTICO DO FAROL


   Foi fundado a 5 de julho de 1965, na zona norte da Praia do Farol de São Thomé. Sua primeira diretoria: Comodoro - Dr. Valdemir de Castro Moura; Vice-Comodoro - Augusto Holanda Cunha; Secretário - Dr. Augusto da Silva Falcão; Tesoureiro - Srta. Jucirema Quintanilha; Diretor de Patrimônio - Major Silvio Pereira de Araújo; Diretor de Esporte - Celino Pessanha Gonçalves.


##########