quarta-feira, 22 de março de 2017

PONTE DA LAPA

Ponte Saturnino de Brito (Ponte da Lapa)

Do Livro: "CAMPOS DEPOIS DO CENTENÁRIO" - Vol. 2
(Waldir Carvalho)

PONTE DA LAPA

   A inauguração da ponte sobre o rio Paraíba em frente ao bairro da Lapa, ocorreu no dia 17 de outubro de 1964. O ato que teve caráter político, contou com a presença de figuras importantes da vida pública brasileira.

O Ministro Juarez Távora entre o Prefeito Rockfeller de Lima e o Deputado Alair Ferreira.

   Convidado especial do anfitrião da festa - Deputado Alair Ferreira - presidiu a inauguração o Sr. Juarez Távora, então Ministro da Aviação e Obras Públicas. Outros nomes de destaque: engenheiro Miranda Carvalho; Rockfeller de Lima, Prefeito de Campos e Alberto Dauaire, Prefeito do vizinho município de São João da Barra. À princípio, dois nomes de pessoas ilustres disputavam a identidade da ponte: Juscelino Kubitschek e Saturnino de Brito.


quarta-feira, 8 de março de 2017

E no Dia da MULHER...


                            Do livro: "CAMPOS DEPOIS DO CENTENÁRIO" - Vol. 1

(Waldir Carvalho)         
         Duas mulheres campistas estiveram na Segunda Guerra Mundial. Uma delas, foi a Segunda Tenente Lília Pereira da Silva. Filha de Paulino Pereira da Silva e Aidée Guimarães e portadora do diploma de enfermeira, incorporou as Forças Expedicionárias, marcando a presença da mulher campista na guerra que abalou o mundo de 1939 a 1945. Lília prestou o melhor dos seus serviços e, mesmo tendo sido acidentada, voltou ao nosso país, vitoriosa, em 27 de dezembro de 1944.


            A outra, foi Maria José Vassimon de Freitas, que nascida na terra de Benta Pereira, esteve servindo às Forças Expedicionárias durante o conflito. Filha de Joviniano Freitas e Maria Vassimon Freitas, Maria José, na condição de Enfermeira Socorrista, deu a melhor de sua contribuição, atendendo os feridos que puderam ser retirados dos campos de batalha. Não é sem motivo que a bandeira do nosso município traz esta inscrição: "Aqui, até as mulheres lutam pelo Direito!"