sexta-feira, 11 de abril de 2014

RUA FORMOSA

                                       

                                 
Do livro: "Rua que não é nome de gente"
Waldir Carvalho (1993)

RUA FORMOSA

"Uma ruazinha medindo 30 palmos de largura por 100 braças de extensão, formada de casas
simples de beirais e ainda por cima, cheia de lama à partir de qualquer chuva, já em 1835, ostentava o suntuoso e poético nome de "Rua Formosa".
         Conforme  atestam os meios de divulgação da época, manter em condições de trânsito mesmo para cavaleiros ou veículos de tração animal, foi mais que um desafio para o governo da cidade.
          Em 1839 foi calçada um pequeno trecho entre a Rua Direita (13 de maio) e Rua do Rosário (Carlos de Lacerda). Na esquina com Sacramento existia à época um pântano.
        Somente em 1869 esta rua teve o seu prolongamento projetado e executado ultrapassando o Canal Campos-Macaé chegando à Rua São Bento, mesmo assim, à custa de doação de área por parte do Mosteiro do mesmo nome. E em 1880 tal trecho recebeu calçamento.
         Em 1882  houve mudança do seu nome para Almeida Barbosa, depois Mariana de Brito e, finalmente, por disposição do governador Portela para a de Tenente Coronel Cardoso. 
       No entanto, após tantos anos grande parte da população e publicitários, tudo fazem para perpetuar a velha denominação: RUA FORMOSA".


Nenhum comentário:

Postar um comentário