sexta-feira, 13 de maio de 2016

O ESCRAVO CIRURGIÃO( 13 de maio de 1988)



     Radionovela de Waldir Carvalho, que em 1988 (ano do centenário do célebre "13 de maio")  o  autor transportou o conteúdo para um livro. 
     Nele é narrada  a história de um escravo que estudou para se tornar um cirurgião e curar seus companheiros de senzala, por influência de um padre Jesuíta.
Inspirada em fatos reais  e adicionada com boa dose de fantasia e dramática narrativa recheada de fortes diálogos,a história se desenvolve.
     A trama se passa nos arredores do Solar do Colégio (onde hoje funciona o Arquivo Público Municipal que leva o nome do escritor) e inicia-se assim: "A voragem do tempo,causadora de tantas destruições, não conseguiu demolir as paredes da Igreja e do Colégio.
     O primeiro traço de civilização dos Campos dos Goitacás,continua vivo aos olhos dos que passam pelas cercanias da legendária fazenda, cenário de tantas histórias incomuns.
     Ali está, como que por encanto,isento de ruínas, o velho casarão erguido pelas mãos de escravos, sob os planos dos Jesuítas,onde veio a ser ministrado, antes de mais nada, o ensino cristão aos filhos da terra, em grande parte,mamelucos. Ali,se projetou a primitiva luz do saber no solo campista.  
     Quem desconhece a história do povo da planície goitacá e divisa, à distância,aquele campanário se elevando do verde oceano de canaviais,há de sentir o desejo de inquirir a respeito de todos os fatos vividos na Fazenda do Colégio..."

Solar do Colégio

     ...E dá início a narrativa do livro "O Escravo Cirurgião".

Nenhum comentário:

Postar um comentário