sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CICLISMO FEMININO EM CAMPOS(1936)

(Ciclistas femininas nos anos 30)

                 Do livro:  “CAMPOS DEPOIS DO CENTENÁRIO” – Vol. 1
(Waldir Carvalho)

     “Em janeiro de 1936 causava espanto, mulher montada em bicicleta nas ruas de  Campos. Pelo menos, alguém sob o pseudônimo de Jonathas e pelas páginas do jornal  ‘A CIDADE’ informava e até concordava com a crítica.
    Comentava o articulista que o ciclismo feminino, além de feio para o belo sexo, entre outras coisas promovia certos atropelos. E para ilustrar, relatava o que sofrera certa vítima, nas esquinas de Sacramento e Conselheiro Otaviano.
Em contrapartida, as jovens ciclistas afirmavam que haviam descoberto na bicicleta a forma de manter as linhas do corpo.


Mesmo assim - Jonathas – pedia que a polícia proibisse ciclistas de saia...” 

2 comentários:

  1. Conterraneo e conteporaneo de Salvador Macedo, em Cachoeiro de Itapemirim, aonde trabalhamos na ZYL9, Rádio Cachoeiro peço ao amigo notícias dele (Salvador) já que não as tenho de algum tempo. Viví em Campos, na Avenida Pelinca nos anos 1959 / 62. Estou terminando as leituras no seu blog e muita saudade e emoção me tomou. Aceita um abraço e continue nos brindar com seus escritos. Geraldo Sobrosa Lima ( usalima@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo incentivo.
    Talvez o leitor consiga notícias de Salvador Macedo através de algum radialista em atividade( por exemplo:Nilson Maria...)Creio que tenha página no Facebook.
    Grande Abraço,
    Walnize Carvalho

    ResponderExcluir