sábado, 2 de novembro de 2013

COUDELARIA DE CAMPOS (1936)

Remonta

Do livro "CAMPOS DEPOIS DO CENTENÁRIO" - Vol. 1
(Waldir Carvalho)

"Salve Pátria gentil
Amado Brasil,.
Nossa terra querida..."
           Thiers Cardoso

COUDELARIA DE CAMPOS

   Conforme o Aviso nº 41, de 17 de julho de 1936, foi criado o "POSTO DE MONTA FIXO DE CAMPOS", cuja instalação se deu a 24 de junho de 1937. A sede desse órgão de assistência aos criadores de animais cavalares, foi no prédio da antiga "Escola de Aprendizes de marinheiros de Campos", na Beira-Rio, hoje Av. Bartholomeu Lizandro nº 1.184. Guarus, 3º Subdistrito do 1º Distrito de Campos.
   A inauguração do "Posto de Monta Fixo de Campos", teve lugar no dia 16 de agosto de 1938. A finalidade do Posto em nossa cidade instalado em boa hora pelo Exército, foi dar assistência total aos criadores de animais cavalares e congêneres.
   Com o nome de "Posto de Monta Fixo", o órgão de assistência durou menos de dois anos. Segundo o Aviso nº 4 de 4 de fevereiro de 1939, publicado pelo Boletim do Exército nº 8, de 10 de fevereiro de 1939, foi extinto o "POSTO DE MONTA FIXO DE CAMPOS", e, criado, então, o "DEPÓSITO DE REPRODUTORES DE CAMPOS". A finalidade foi sempre a mesma.
   Oito anos mais tarde, de acordo com o Boletim do Exército, nº 83, de 7 de novembro de 1947, publicado pela Diretoria Regional de Veterinária, foi extinto o " Depósito de Reprodutores", e criado ao mesmo tempo, a "COUDELARIA DE CAMPOS", que começou a funcionar com uns poucos oficiais, mas devido às necessidades, passou com o tempo, a possuir um efetivo militar e outro civil.



##########

Nenhum comentário:

Postar um comentário