sábado, 6 de dezembro de 2014

BANCO DAS CISMAS(1957)

                                          (Primeiro programa radiofonizado na Rádio Cultura de Campos da série: "Banco das Cismas" )
                                                                         Waldir Carvalho


                                                       BANCO DAS CISMAS
                Encontro na biblioteca deixada por Waldir Carvalho  uma raridade;   “ O Ciclo Áureo”(História do 1º Centenário  da Cidade de Campos -1835-1935) do historiador Horácio de Sousa.
            Creio que baseado na descrição  do historiador em que se lê: “(...) na margem do Parahiba entre a esquina da R. Direita e a Praça havia dois sobrados.Eram resquícios de edificações e existia uma boa saliência em concreto formavam um banco :uma amurada onde os nossos bardos,jovens  e rapazes estudantes e cultores das lettras costumavam ali se reunir para cavaquearem acerca de litteraturas e que os mesmos baptizaram com BANCO DAS CISMAS.

       E mais... Afirma-se que nele : “AZEVEDO CRUZ sentiu a Lyra de sua alma tanger com suavidades as notas emotivas da sublime AMANTIA VERBA”.Sendo assim - reafirmo-  serviu de inspiração para  Waldir Carvalho criasse  no Rádio( a partir de 09/01/1957) o programa :O “Banco das Cismas”(gênero:músico literário) onde atores  desempenhavam o papel de :Manoel Moll,Azevedo Cruz,Theophilo Guimarães,Múcio da Paixão,José do Patrocínio entre outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário