terça-feira, 4 de julho de 2017

WILSON BATISTA

Do livro: "Gente que é Nome de Rua" - Vol. 2
(Waldir Carvalho)

WILSON BATISTA

    Nasceu em Campos no dia 3 de julho de 1913.
    Estudou na Escola de Aprendizes Artífices, onde aprendeu a profissão de marceneiro.
    Foi levado pelo tio Ovídio Batista para aulas na Sociedade Musical Lira de Apolo. Desta forma, Wilson gostou do ambiente e fez sua estreia como músico tocando triângulo.
    Na década de 30, o pai resolve transferir-se com a família para a Capital da República.
    Uma vez no Rio de Janeiro, Wilson Batista foi até a Light e conseguiu a ocupação de acendedor de lampiões a gás pelas ruas.
    Em determinado dia deixou o emprego e foi bater no Teatro Recreio, na Praça Tiradentes. Arranjou trabalho: foi ser eletricista e ajudante de contra regra. Talvez houvesse até um lugar pra ele no palco. Nem chegou a pensar nisso. O seu caso era a música.
    1929. Wilson Batista (16 anos) tem prontos seus primeiros sambas. O primeiro deles “Na estrada da Vida”, que foi interpretado no teatro pela mais famosa cantora da época- Araci Cortes.
    Sua primeira gravação em discos ocorreu em 14 de novembro de 1932 na RCA Victor com o samba “Por favor, vai embora” com parceria de Benedito Lacerda e Osvaldo Silva.
    Consta que por vários anos ele sobreviveu em meio ao reduto dos sambistas (chamados de malandros): Lapa, Praça Tiradentes e na “esquina do pecado” junto ao Carlos Gomes ,de onde surgiu seu samba: “ Lenço no pescoço”(onde exalta os desocupados)gravado por Sílvio Caldas.
    Acontece que Noel Rosa, resolveu contestar aquela exaltação à vadiagem e o fez com o samba “Rapaz folgado”. Era o início de uma polêmica que faria história na música popular...
    De lá pra cá a produção de Wilson Batista foi impressionante. Teve como parceiros nada menos de 70 aficionados da nossa música.
   Afortunado compositor! Pobre Wilson Batista! A boemia levou todo ouro que conseguiu garimpar! Morreu no Pronto Socorro do Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro no dia 7 de julho de 1968


     *RUA WILSON BATISTA: Parque Aldeia/Guarus.

     Nota da blogueira: Por se tratar de vasta biografia feita pelo autor (4 páginas) fiz um resumo (usando - claro - as palavras contidas na obra) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário