quarta-feira, 2 de março de 2016

CONFEITARIA "A BRASILEIRA"(1939)

Confeitaria Brasileira - 1963
(Foto: acervo familiar de A. C. Silva)

Do Livro: "CAMPOS DEPOIS DO CENTENÁRIO" - Vol. 1
(Waldir Carvalho)

A "BRASILEIRA"

   19 de fevereiro de 1939: era festejado na cidade, o 1º aniversário de fundação da "Confeitaria Brasileira", criação do português Sabino dos Santos, responsável pela fundação de muitas outras casas comerciais do gênero. Adepto da publicidade, Sabino, para comemorar o evento, sem faltar o chopp gelado, fez armar à frente da confeitaria, no início da Av. Sete, um coreto onde tocou sucessos carnavalescos, o conjunto "OS TANGARÁS". A noite, a turma do Saldanha, lhe ofereceu um banquete no Hotel Gaspar. Falaram, na ocasião, os jornalistas Sílvio Fontoura e João Rodrigues de Oliveira. Associou-se à festa, o Bloco dos "Enxutos" e a Bandinha do Orfanato São José.
     Tempo de gente alegre!
   Situada nos baixos de um edifício de quatro andares, no começo da Av. Sete, ali estava a CONFEITARIA BRASILEIRA, representando uma resposta portuguesa... como teria imaginado seu proprietário Sabino dos Santos, figura das mais simpáticas. 


Sabino dos Santos

     Sua casa, era um ponto de destaque no centro da cidade, um ambiente agradável, de bom gosto, e sempre muito frequentado.
Entre as bebidas de origem curiosa, como o "Conhac de Eucaliptus", o comerciante Pasqual Raso era representante de uma cachaça que tinha o nome, AGUARDENTE GENIPAPINA, cuja base não é difícil adivinhar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário