sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O CARNAVAL DE 1957


 Do livro: "CAMPOS DEPOIS DO CENTENÁRIO" - Vol. 2
(Waldir Carvalho)

O CARNAVAL DE 1957

   O Carnaval campista de 1957, ocupou os dias 2, 3, 4 e 5 de março. No sábado, como abertura e seguindo um antigo costume, percorreu as ruas do centro da cidade, sob a contemplação alegre do povo, a "Passeata do Bloco dos Caveiras", ligado ao Automóvel C. Fluminense. E a partir da primeira noite, houve animados bailes no Tenente de Plutão, Itatiaia, C.R. Rio Branco, Saldanha e Automóvel Clube. Naquele ano foi acrescentado o Baile do Bandeirantes da Lapa.
   Domingo pela manhã, como de estilo, o desfile pelo centro da cidade de tipos e blocos curiosos, encarnando sátiras as mais engraçadas. Em 1957, saíram por exemplo, "Mosqueteiros da Baixada" (ligado ao Americano F.C.), "Mama na Burra" (do Goitacaz), "Você Me Acaba" (do Campos Associação), "Os Anjinhos" (do Rubro Negro), "Não Sei Se Volto" (do Floresta) e o "Está Em Todas" (da Emissora Continental).

   Na Segunda Feira Gorda, como acontecia todos os anos, a família campista aguardava das sacadas ou em cadeiras pelas calçadas, o desfile das chamadas Pequenas Sociedades (em respeito aos grandes préstitos do passado) compostas de ranchas, blocos, cordões e Escolas de Samba (ainda não se falava em "academia de ritmo"...).
   Desta vez visando manter o carnaval de rua que já se restringia aos clubes sociais, a Estrada de Ferro Leopoldina colocou Trem Especial - trem da alegria - entre Rio de Janeiro e Campos. Surtiu bom resultado.




Mascarados do Carnaval/57

   Na noite de Terça-Feira, também gorda, houve o desfile dos vencedores e ainda o préstito do bloco "Os Caveiras", com guarda de honra, fanfarras e 2 belas alegorias. Desta vez não houve o velho corso, e dos Grandes Clubes, nem o Indiano Goitacaz deu o ar de sua graça.

Alcançaram o 1º lugar:

 Bloco - FELISMINDA MINHA NEGA
Rancho - CHUVEIRO DE PRATA
Cordão - TRIUNFO DAS CORES
Escolas de Samba - CRUZEIRO DO SUL


**********

Nenhum comentário:

Postar um comentário