domingo, 13 de outubro de 2013

WALDIR CARVALHO DOA ORIGINAIS DE SUAS NOVELAS AO ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL


MEMÓRIA BEM GUARDADA

 “ Matéria  publicada no “MONITOR MAIS” de 04 de dezembro de 2003”
Jornalista: Alicinéia Gama
Fotos: Ivan Machado
Editora do Caderno de Cultura: Jornalista Patrícia Bueno.
                                                  



      Fragmentos extraídos da matéria:

   “ A partir  do próximo ano, pesquisadores que forem ao Arquivo Público Municipal vão poder conhecer três  novelas do escritor campista Waldir Carvalho .
   A SENTENÇA DIVINA, CANÇÃO DE NINAR e EPOPÉIA DO PATROCÍNIO, todas da década de 50 (radiofonizadas na Radio Cultura de Campos) foram doadas oficialmente e segundo o diretor do Arquivo, Carlos Freitas, "o material vai continuar pertencendo ao escritor. Esse gesto é muito importante. É uma forma de preservar a memória da cidade".
    No que completa, o autor: "Sendo o Arquivo Público um lugar apropriado, resolvi deixar estas obras sob tutela para os pesquisadores". E detalha,  Waldir Carvalho: ‘A Sentença Divina’ e ‘A Canção de Ninar’ possuem cada uma, 20 capítulos e eram exibidas três vezes por semana. A primeira retrata o Controle de Natalidade; já a segunda, aborda Adoção. E acrescenta: ’Embora sejam trabalhos de ficção, são temas inéditos para a época (idos de 57)’
   ‘A Epopéia de Patrocínio’ tem um caráter histórico, cujos discursos da trama eram calcados nos próprios discursos, que o líder abolicionista fazia em praças públicas, e foi ao ar durante o Centenário de José do Patrocínio. O sucesso foi tão grande, entre os ouvintes ,que o último capítulo foi feito em cena aberta.’, finaliza o escritor.”

    

2 comentários:

  1. Walnize, que boa lembrança!!!
    Posso dizer que sou uma jornalista de sorte por ter conhecido uma pessoa tão importante para a história de Campos como o seu pai. Parabéns pela iniciativa do blog! Beijinhos, Alicinéia Gama

    ResponderExcluir
  2. É a prova que a parceria(minha com o pesquisador João Pimentel) veio em boa hora.
    Obrigada pelo incentivo!
    Abraço fraterno,
    Walnize

    ResponderExcluir