terça-feira, 15 de outubro de 2013

PROFESSORA LEDA BOYNARD

                                            PROFESSORA LEDA BOYNARD


  Fragmentos do artigo/homenagem escrito por Waldir Carvalho e publicado no  jornal A CIDADE em 06/11/1996.

   “É um dever, sem dúvida, para quem se dedica à pesquisa e a publicar os grandes feitos humanos praticados por aqueles que nascem com a missão ímpar de mostrar os melhores caminhos aos seus semelhantes, exaltar a incomparável empresa, na esperança de que assim fazendo, estará estimulando a tantos outros que, igualmente, muito têm a oferecer.
    Ninguém,  nesta vida, se candidata a figurar na História de seu país, de sua cidade. A ela se incorpora, timidamente pela realização de suas obras.
    Há muito estamos em débito com a Professora Leda de Vasconcelos Tavares Boynard , a quem a sociedade campista tanto deve. Tentaremos resgatar tal dívida, ao apresentar aqui, ligeiros traços biográficos da dedicada e competente mestra.
   Filha de tradicional família, nasceu em Campos dos Goytacazes, no ano de 1921, numa data especial de nossa comunidade - 28 de março – (data de sua fundação).
   Carrega na lembrança a imagem da boa mestra Ignácia Peixoto, que lhe ensinou as primeiras letras.
 No primário estudo no Ruy Barbosa. Os cursos: secundário e normal fez no Liceu de Humanidades de Campos.
   Uma vez senhora da pedagogia iniciou seu trabalho de professora, dando aula em todas as séries, tendo a incumbência da parte artística (música e canto) da Escola.
   Na Igreja do Terço, nesta cidade, a 28 de maio de 1943 casou-se com Luiz Cleverand Boynard e dessa união nasceram: Roberto Luiz, Regina Lúcia e Luiz Carlos.
   Dedicada ao lar e ao magistério, jamais aspirou qualquer função governamental.
  Satisfeita com a meta escolhida considera sua realização mais importante a fundação do EXTERNATO REGINA.
   Gosta de música clássica à popular brasileira.
  Autores preferidos: Machado de Assis, Bilac, Drumonnd, Cecília Meireles e da doutrina espírita: Humberto de Campos e André Luiz.
   Tem como lema: “ Colheremos o que semearmos”.

Pela sua obra cultural, pela figura humana os nossos aplausos a Professora Leda de Vasconcelos Tavares  Boynard.

2 comentários:

  1. É com muita emoção que vejo, aqui postada, a homenagem feita pelo memorialista Waldir Carvalho a minha sogra Lêda Boynard em 1996. Naquele ano, ao ler o artigo do Sr Waldir Dona Lêda ficou muito grata e emocionada. No momento em que ela já não se encontra nesse mundo quero,modestamente, agradecer em meu nome, no de Carlinhos (seu filho) e das netas Renata, Cláudia e Mariana Boynard. Obrigada por ter-se lembrado de Dona Lêda, neste 15 de outubro de 2013, Walnize Carvalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homenagem mais do que justa feita por Waldir (meu pai) e que merecia ser reproduzida no blog que criamos(eu e João Pimentel) pois a MESTRA representa muito para a sociedade campista

      Excluir