sábado, 21 de setembro de 2013

"NA TERRA DOS HERÉOS"




     Folheando a obra "Na Terra dos Heréos" - Waldir Carvalho -  (são três volumes) deparo com as palavras do escritor da Baixada:  “as pequenas estórias e algumas coisas levadas a sério nestes livros podem ser aumentadas, mas não inventadas. Embora contadas à nossa maneira não deixam de ser História.
     Ocorreram na Terra dos Heréos , antigo apelido da Capitania de São Tomé.
  Os heréos eram os célebres Sete Capitães (e seus descendentes) aqueles homens que receberam a Capitania de São Tomé após serviços prestados à Coroa Portuguesa e que conseguiram dar início a colonização...”
    
     A seguir, uma das histórias extraída do livro “Na Terra dos Heréos”- volume 2. 
     O título é : Assombrações

    “No meu tempo de menino, lá na Baixada, contavam-se histórias fantásticas, sem dúvida inventadas por mentes supersticiosas. Uma delas, por exemplo, dava conta da passagem pelo adro de Santo Amaro, por volta da meia noite de uma carroça com toda a  sua barulheira puxada por animais do outro mundo...E segue o autor: A mais curiosa das estórias falava da existência nos campos da Boa Vista de um perverso ‘boitatá’, que se apresentava em forma de tocha luminosa e seguia os cavaleiros solitários em demandada Praia de São Tomé Em certas ocasiões achava de pousar na garupa do animal deixando o caminheiro apavorado. Dizem até que tinham preferência em seguir pessoas que montavam cavalo branco. Causava até desmaios... e completa:”” o tempo passou. O progresso chegou. As aparições desapareceram!...” 

     Nota da blogueira: Este ano nos meses de janeiro e agosto (para alegria dos familiares do autor) foram publicadas duas Revistas em Quadrinhos com histórias da referida obra encartadas no jornal "O Diário" com a  criação irretocável dos brilhantes: Cássio Peixoto e Glauco Torres Grayn. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário