sexta-feira, 13 de setembro de 2013

PORQUE HISTORIANDO COM WALDIR CARVALHO?

Porque historiando com Waldir Carvalho?
Eu explico:


     O ano era 1967, o mês julho, os Beatles tinham acabado de lançar o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, considerado por muitos o melhor álbum da banda. Eu, como todo jovem na época, estava sempre por perto dos "embalos" que agitavam a juventude nos anos 60, e domingo era o dia mais esperado.  Pela manhã a turminha pegava um "bronze" nas piscinas dos clubes sociais. À tarde, todo mundo se encontrava na sessão de cinema no Goitacá. Quando acabava o filme, começava a caminhada até o centro; alguns iam para a Casa do Chá fazer um lanche, outros seguiam até a Catedral e ficavam na entrada conversando até o início da missa das seis. O domingo terminava em música, nos bailes dos clubes sociais, dentre eles o Saldanha da Gama, Automóvel Clube, Tênis Clube e Rio Branco. E foi num dos bailes, ou melhor dizendo, num dos Convívios Sociais do Saldanha da Gama que conheci a minha esposa Vera. Estudante do atual ISEPAM, Vera estudava na parte da manhã, e lá ia eu encontrá-la na saída e andávamos até a sua casa na rua dos Goytacazes, às vezes na companhia de Walnize Carvalho, uma das filhas de Waldir Carvalho e colega dela no ISEPAM. E foi assim que conheci Dáblio Pê Carvalho, um dos pseudônimos de Waldir.
     Mas afinal, quem era Waldir?
     Para mim, naquele momento, era um senhor super educado, funcionário público, um excelente chefe de família, sempre com um sorriso de respeito e amizade; jamais o ouvi falar alto, nunca!
     O tempo foi passando, a vida seguindo, me casei, e eu sempre por ali, na rua dos Goytacazes. Quando um dia me chega nas mãos o livro GENTE QUE É NOME DE RUA, cujo autor já era mais que um senhor super educado, era um amigo que eu respeitava muito e que me tinha deixado surpreso com o livro.



     Perguntei a mim mesmo: "Mas como ele conseguiu descobrir o histórico das pessoas que dão os seus nomes as ruas?". A resposta é simples: vocação literária.
     Aliada a esta vocação, estava a vontade de pesquisar, de ouvir e contar histórias. Daí então entendi tudo.
     De contador de estórias (novelas); de História (da sua terra, sua gente em livros, crônicas) fez da sua própria história, uma história a ser contada.
     Nascido e criado no interior (Distrito de Santo Amaro) desde cedo o pai ( homem de terras  de plantio de cana de açúcar e milho) percebeu que o filho não era vocacionado ao trabalho por ele executado.
     Fato se dava ao observar como se entusiasmava ao ouvir as histórias de Nhanhá ( mulher simplória do lugar) quando as famílias se reuniam “no terreiro de terra batida” para  debulhar os frutos da plantação...
     A mãe  o entusiasmou e ele abraçou a profissão de alfaiate onde em sua alfaiataria ouvia histórias no rádio.
     Do radio ir para o Rádio foi um pulo: novelas, rádio-teatro, musicais programas humorísticos, culturais, históricos...
     Tempos depois, (já funcionário público) consolidou a sua vocação literária passando a escrever para jornais e em seguida tornar-se escritor. Dos seus romances ele  transformou em livros, como também sua veia de historiador, aflorou tornando suas obras: “Gente que é nome de rua” (3 volumes) e ”Campos depois do Centenário” (3 volumes) referências para os que curtem a História.
     E a “história” dessas obras tem um perfil próprio do autor: são mescladas de pesquisa detalhada e exaustiva. Questionários, entrevistas, consulta a livros de historiadores que o antecederam (Julio Feydit, Alberto Lamego), aos jornais e até a visitação aos cemitérios ( de onde transcrevia dados nas lápides) bem como textos onde o veio literário é fortemente notado.
     E estes são os meus motivos para historiar com Waldir Carvalho, meu mestre na vontade de contar minhas  histórias e de Campos dos Goytacazes.

João Pimentel
           

Um comentário:

  1. Amigo João Pimentel,
    (para mim... o sempre amigo Guto),
    Para quem tem a Arte como referência,(no caso a Música) pode"musicalizar" as palavras com tanta Harmonia!
    Obrigada!!!!
    Walnize

    ResponderExcluir